Qual o significado de Kyôshi (Sensei, Professor de Darma)?

julho 16, 2013 às 12:28 pm | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Qual o Significado | 17 Comentários
Tabela das Graduações Monásticas e de Kyôshi (fonte: website de Antaiji)

Tabela das Graduações Monásticas e de Kyôshi (fonte: website do Mosteiro Antaiji)

Na escola Soto Zen, o licenciamento oficial de um monge plenamente formado (Oshô) como Kyôshi 教師 (Professor de Darma) depende de dois fatores: a finalização da prática em mosteiro de treinamento oficialmente reconhecido e a realização das formalidades de Zuise 瑞世.

Atualmente o treinamento em mosteiro oficialmente reconhecido é possível somente no Japão ou, periodicamente, em ango especial organizado pelo Soto Shu nos Estudados Unidos ou Europa atualmente. Este treinamento em mosteiro pode ser realizado antes ou depois da Transmissão de DarmaZuise 瑞世, mas é obrigatório para o reconhecimento oficial como Professor de Darma.

Ao ser aprovado, o novo Kyôshi recebe uma graduação de Professor de Darma baseado no seu tempo de treinamento em mosteiro oficial e diplomas acadêmicas.

Nesta hora, torna-se Professor de Darma e adquire o direito oficial de ser chamado de Sensei 先生.  Mas só passa a poder ter os seus próprios alunos e oficiar cerimônias de Transmissão dos Preceitos Budistas para Leigos (Jukai), e de ordenações monásticas (Shukke Tokudo) se tiver uma graduação de Professor Associado 2ª Classe ou superior, quando também poderá solicitar a autorização para assumir a posição de Monge Titular (Jûshoku 住職) de um templo oficialmente reconhecido, se tal oportunidade se apresentar.

Os primeiros degraus da carreira como Professor de Darma (Kyôshi 教師) podem ser comparados com a carreira acadêmica aproximadamente da seguinte forma, em acordo com a duração do treinamento em mosteiro oficialmente reconhecido como mosteiro de treinamento:
Instrutor, 2ª Classe (Nitô-kyôshi-ho) – em desuso
Instrutor, 1ª Classe (Ittô-kyôshi-ho) – em desuso
Professor Associado, 3ª Classe (Santô-kyôshi, 三等教師) – Sensei, SEM autorização de ter seus próprios alunos – atua como um professor-assistente num templo sob a supervisão de um abade.
Professor Associado, 2ª Classe (Nitô-kyôshi, 二等教師 ) – Sensei, COM autorização de ter seus próprios alunos e ordenar novos monges, geralmente como monge-titular de um templo ou centro de prática.
Professor Associado, 1ª Classe (Ittô-kyôshi, 一等教師)
Professor Pleno (Sei-kyôshi, 正教師)

A partir daí, há várias outras graduações, dependendo da prática, dos cursos, atuação na Sanga, recomendações dos superiores e aprovação pelo Soto Shu.
. Jun-shike (Professor-Mestre Adjunto – qualificado para ser reconhecido como “roshi”, se houver tal recomendação aprovada)
. Shike
(Professor-Mestre)
. Gon-dai-kyôshi

. Dai-kyôshi (limitado a um número máximo de 180 monges. A Aoyama Roshi, abadessa do mosteiro feminino de Nagoya onde a Monja Coen e eu treinamos, é a primeira monja na história do Soto Shu a ser elevada a esta graduação.)
. Gon-dai-kyôjô (limitado a um número máximo de 30 monges)
. Dai-kyôjô (os abades superiores dos dois templos-sede, Eihei-jiSôji-ji)

Ainda existe o Kokusai Fukyôshi (国 際布教師) – Professor de Darma de Propagação Internacional, geralmente traduzido como Missionário Internacional. Este título especial – com suas responsabilidades – pode ser concedido para Professores de Darma que atuam fora do Japão, em reconhecimento de seu treinamento e trabalho realizado. O candidato deve ser recomendado por um superior e sua nomeação depende da aprovação no Soto Shu, eventualmente com a necessidade de entrevistas nos escritórios centrais.

Nota: Existem grupos dissidentes, que se separaram da escola legalmente constituída Soto Shu tradicional, criando suas próprias ordens independentes. Duas destas organizações são Sanbô Kyôdan (fundado em 1954) e Zen Peacemakers (fundado em 1996). Estas organizações mantêm uma boa parte da “forma externa” e cerimonial Soto Shu mas acrescentaram o uso do sistema de koans da escola Rinzai. Suas regras são, de certa forma, bem mais liberais e menos rigorosas que as da Soto Shu. Admitam o reconhecimento de um “Sensei” (“Professor de Darma”) baseado somente na autorização do professor do candidato, sem necessidade de prática em mosteiro de treinamento oficial, e oferecem reconhecimento como “Mestre Zen” a leigos de todas as religiões (budismo, cristianismo, islamismo, judaísmo, etc).

Ler mais:
Sensei
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Formação de um monge Soto Zen
Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
Qual o significado de Zuise (Debut)?
Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)?
Qual o significado de Hôkei (Linhagem no Darma)?
Qual o Significado de Hossenshiki (Combate de Darma)?
Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
Qual o Significado de Unsui (2)?
Qual o Significado de Unsui (1)?
Qual o Significado de Shukke Tokudo (Ordenação Monástica)?
Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
Qual o Significado de Jukai (Transmissão dos Preceitos)?
– Os Preceitos do Bodisatva

Ler também: What does it take to become a full-fledged Soto-shu priest?  (em inglês)
. Part 1: Monk´s ordination, risshin and dharma combat
. Part 2: Ten points to keep in mind about dharma transmissio
. Part 3: Ten-e and some words about Zui-se
. Part 4: Zui-se – abbot for the night
. Part 5: Sessa-takuma – ango as life in a rock grinder
. Part 6: Muhô the Zen Nazi

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  9. […] Tenho encontrado um bom número de monges e monjas japoneses – alguns deles “filhos de templo” (o pai é monge) – e, pessoalmente, não tenho visto esta tal de “degeneração”. Pelo contrário, tenho visto muita dedicação, boa vontade e desejo de servir à comunidade. Considerando o fato que um “monge” continua sendo um ser humano produto de sua própria cultura, sei que nem todos os monges são seres “iluminados” e alguns (poucos) nem são “bons monges”. Alguns poucos, como em qualquer religião ou país, se metem em encrenca e fazem coisas que não deviam fazer. Tenho certeza que são uma minoria absoluta – e, até hoje, não encontrei nenhum destes “monges ruins” japoneses. O próprio “sistema” institucional procura controlar e minimizar os desvios de conduta – e procura garantir um nível de qualidade de treinamento antes de dar o reconhecimento de formação como monge plenamente formado ou conceder licenciamento como Professor de Darma. […]

  10. […] antes das cerimônias de zuise), oshô (和尚, depois das cerimônias de zuise) e, finalmente, kyôshi (教師, sensei, 先生 – professor de darma, quando tenha completado a sua prática em mosteiro […]

  11. […] de um monge Soto Zen – Qual o significado de Unsui? (2) – Qual o significado de Unsui? (1) – Qual o significado de Kyôshi (Professor de Darma)? – Qual o significado de Zuise (Debut)? – Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)? – […]

  12. […] sistema de títulos (Oshō, Rōshi, etc.) é diferente nas escolas Sōtō e Rinzai. Consequentemente, não sei se seria […]

  13. […] de nossa escola) – Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)? – Qual o significado de Kyôshi (Professor de Darma)? – Qual o significado de Zuise? – Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)? – Qual o […]

  14. […] 2012, foi reconhecido como “Daikyôshi“, uma das graduações mais altas dentro do Soto Shu, limitado a um total de somente 180 […]

  15. […] sponsor) no Japão e tem me dado muito apoio desde então, recentemente foi reconhecido como “Daikyôshi“, que é uma das graduações mais altas dentro do Soto Shu, limitado a um total de 180 […]

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  17. […] da Escola Soto Zen do Japão(国際布教師, kokusai fukyôshi) e licenciada oficialmente como ittô-kyôshi (一等教師, Professora de Darma na graduação de Professor Associado, 1ª Classe), a Monja […]


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