Qual o significado de Unsui? (2)

julho 26, 2013 às 11:46 am | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Qual o Significado, Zen Budismo em Porto Alegre | 1 Comentário

13-05-12-OrdenacaoFernandoRyushin-006Com a ordenação monástica (Shukke Tokudo), o praticante de zen torna-se um unsui (雲水, nuvem-água), na graduação de jôza (上座, noviço).  Continua sendo um unsui mesmo quando alcança as graduações de shuso (首座, líder dos noviços) e zagen (座元, monge-aprendiz), pois continua em treinamento. Só deixa de ser unsui ao receber a Transmissão de Darma, quando torna-se rikishô (力生, antes das cerimônias de zuise), oshô (和尚, depois das cerimônias de zuise) e, finalmente, kyôshi (教師, sensei, 先生 – professor de darma), quando tenha completado a sua prática em mosteiro de treinamento oficial). Na escola Soto Zen, somente assim que receber a sua licença de kyôshi, com uma graduação de acordo com a duração de seu treinamento em mosteiro oficialmente reconhecido, é que poderá ter os seus próprios alunos e registrar ordenações de novos noviços (futuros monges).

Apesar do fato que não seria totalmente errado, tecnicamente falando, chamar um unsui de “monge”, na minha linhagem isto não é aceito. Há dois motivos principais para isto, dos quais o principal deve-se ao fato que, na nossa cultura como um país predominantemente católico, as pessoas desinformadas acabam interpretando o título como significando que estariam tratando se de um monge já formado e plenamente capacitado a dar ensinamentos. Assim, acabam tratando o unsui, não como um estudante-futuro-monge, mas como um líder a ser respeitado e ouvido.

Apresentar-se como “mais do que é”, mesmo acidentalmente, e permitir que outros o enxerguem como “mais do que é” representa uma violação dos Preceitos do Bodisatva (Preceitos Secundários). Mais ainda, temos visto alunos ficarem sutil, mas gravemente prejudicados na sua própria prática, com os egos inflados, vestindo a “persona de monge” em lugar de aprendendo a reconhecer o ego e sua movimentação, domesticá-lo e desenvolver-se nesta prática da manifestação da essência do ser, até tornar-se “monge livre do ego condicionado” – o que para nós, seria um monge de verdade.

No dia 8 de abril de 2011, tendo terminado todas as formalidades de formação como Professora de Darma (Sensei), dei ordenação monástica para o Fernando Ryûshin Sedano – sem saber, porém que os documentos não haviam sido devidamente registrados ainda nos escritórios centrais da nossa escola e, consequentemente, a minha “licença” oficial como professora de darma não havia sido outorgada. Foi uma questão de burocracia institucional.  Com isto, não pude registrar a sua ordenação na sede da nossa escola e ela passou a ser uma ordenação “extra-oficial”, não-reconhecida oficialmente.

Apesar de ter acontecido uma demora, dificultado mais um pouco pela barreira de língua e a distância, com a ajuda do Mestre Saikawa Roshi, o nosso superintendente para América do Sul, tudo ficou devidamente registrado e a minha “licença” como kyôshi chegou, com a autorização de registrar oficialmente a ordenação de novos unsui.

Kannon&DragonIndependentemente da falta de seu registro oficial na época, já vinha fazendo o meu melhor para treinar ele como jôza (noviço) – e vejo que ele tem feito o seu melhor para aprender como um jôza desde 2011. Recentemente, participou do retiro de treinamento de monges no Zendo Brasil, sob a orientação da Monja Coen, a quem devo profundos agradecimentos.

Para fins de registro oficial na escola Soto Shu, o Fernando Ryûshin Sedano recebeu re-ordenação no dia 18 de julho. O nome de darma “Ryûshin” significa “coração de dragão”. Tradição japonesa nos diz que o salmão – que sobe a montanha contra a correnteza – torna-se um dragão ao chegar no topo. Mais ainda, é o dragão que carrega a Kannon, Bodisatva da Compaixão.

Que Ryûshin-san possa crescer no Darma, me superar, realizar o Caminho de Buda e
levar as Águas da Compaixão a todos os seres, carregado pelo seu dragão…

.

Ler Mais:
Sensei
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Formação de um monge Soto Zen
Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
Qual o significado de Unsui? (1)
Qual o significado de Kyôshi (Professor de Darma)?
Qual o significado de Zuise (Debut)?
Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)?
Qual o significado de Hôkei (Linhagem no Darma)?
Qual o Significado de Hossenshiki (Combate de Darma)?
Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
Qual o Significado de Shukke Tokudo (Ordenação Monástica)?
Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
Qual o Significado de Jukai (Transmissão dos Preceitos)?
– Os Preceitos do Bodisatva

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Muito obrigado, Isshin Sensei!

    >________________________________


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: