Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
novembro 5, 2008 às 10:54 am | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Qual o Significado, Zen Budismo em Porto Alegre | 3 ComentáriosTags: cerimônias zen budistas
Após algum tempo de treinamento (em média, três anos de treinamento intensivo junto com o professor de ordenação ou num mosteiro), o monge-noviço (jôza) pode ser convidado a se tornar “shuso” (noviço-líder) durante um período de treinamento intensivo (angô), que dura, geralmente, três meses. Este período se inicia com uma cerimônia de “Entrada de Shuso”, quando o novo “shuso” expressa formalmente o seu sentimento de inaptidão para tomar este passo.

Primeira fase da Cerimônia de Entrada como Shuso – Monja Isshin – Mosteiro Feminino em Nagoya, Japão – 2003
Durante o angô, o shuso é encarregado de várias funções, que incluem tocar o sino de despertar todo dia de manhã (assim, é o primeiro dos noviços a se levantar de manhã – mas não é incomum alguns professores ou instrutores se levantarem mais cedo ainda …). O seu samu é de limpar os banheiros. Sim, a tarefa da limpeza dos banheiros é reservado para quem ocupa o cargo mais elevado entre os noviços…
Um noviço torna-se “shuso” por indicação do professor – depois que tenha aprendido o essencial dos procedimentos e cerimonial Soto Zen e quando o professor acredita que o aluno tenha atingido um determinado nível de compreensão do Darma – para poder “defender” o Darma num “combate”.
Alguns professores, porém, nomeiam o shuso por antiguidade. Portanto, pode haver variações de acordo com a linhagem.
Nos mosteiros, tradicionalmente são realizados dois angôs por ano. Isto significa que somente duas pessoas podem se tornar “shuso” por ano. Assim, é uma grande honra ter a oportunidade de treinar como “shuso” num mosteiro como Eihei-ji ou Sôji-ji, e ser líder de aproximadamente 200 noviços. É mais frequente que o noviço faça o seu treinamento como “shuso” no templo de seu professor de treinamento (que pode ser o seu professor de ordenação ou pode ser um outro professor com que é criado um relacionamento.)
O ponto alto do período como “shuso” é a Cerimônia de Combate de Darma, chamada Hossenshiki.
Ler mais:
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
– Formação de um monge Soto Zen
– Formação de um monge Soto Zen
– Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
– Qual o significado de Zuise (Debut)?
– Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)?
– Qual o significado de Hôkei (Linhagem no Darma)?
– Qual o Significado de Hossenshiki (Combate de Darma)?
– Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
– Qual o Significado de Unsui (2)?
– Qual o Significado de Unsui (1)?
– Qual o Significado de Shukke Tokudo?
– Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
– Qual o Significado de Jukai?
– Os Preceitos do Bodisatva
3 Comentários »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URI
Deixe um comentário
Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.
A palavra Shuso também se aplica a um professor leigo?
Comment by Paulo Cezar de Mello— julho 2, 2015 #
Prezado Paulo Cezar,
A Escola Soto Zen Japonês não reconhece a figura de professor-de-darma leigo e não reconhece a figura de um shuso leigo. Os grupos que seguem esta prática estão misturando regras Soto com as regras de grupos dissidentes do Soto Zen… Consultei o Saikawa Roshi várias vezes sobre este tipo de assunto…
Depois de ver o que consideramos “confusões” na prática de várias sangas norte-americanas, na nossa sanga, resolvemos seguir as regras de escola Soto, do qual mantemos uma ligação bem estreita. Mesmo fazendo as adaptações que achamos necessárias para a cultura ocidental – e brasileira, na questão da formação de futuros professores de darma, preferimos não fazer misturas com regras de outros grupos.
Você pode ler mais sobre este assunto aqui:
https://monjaisshin.wordpress.com/?s=ordem+monastica
Espero que isto esclarece o assunto.
Cuide-se bem!
Gassho
Monja Isshin
Comment by Monja Isshin— julho 3, 2015 #
Grato pela resposta. Gassho
Comment by Paulo Cezar de Mello— julho 3, 2015 #