Qual o significado de Zuise (Debut)?

novembro 28, 2011 às 4:40 pm | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Qual o Significado, Zen Budismo em Porto Alegre | 1 Comentário

Nyoi – cetro de oficiante, Sojiji

Depois da Transmissão de Darma, o professor pode solicitar a autorização para enviar o seu aluno, o novo monge (agora na graduação de Rikishô) para  se apresentar nos dois templos-sede da escola (Eiheiji e Sôjiji) para a realização de uma série de formalidades chamada Zuise (瑞世). Os caracteres chineses desta palavra atualmente significam “auspicioso” (zui) e “o mundo” (se), mas aparentemente esta palavra significava, antigamente, “receber promoção” ou “tomar um passo na carreira”.

Estas formalidades representam a oportunidade do monge recém-formado prestar homenagem e gratidão aos fundadores da nossa escola, Mestre Dogen (fundador do templo-mosteiro Eiheiji) e Mestre Keizan (fundador do templo-mosteiro Sôjiji).

Passa a possuir, agora, a graduação monástica de Oshô (和尚) e autorização de usar o kesa da côr saffrão (uma tonalidade de  marrom dourada) e outros cores. Em princípio, o momento de oficiar cerimônias de recitação de sutras no papel de “abade por uma noite”, como parte das formalidades de Zuise em cada um dos dois templos-sede, Eiheiji (fundado pelo Mestre Dogen) e Sôjiji (fundado pelo Mestre Keizan) representa a primeira vez que veste os kesas “oficiais” do Soto Shu (um kesa vermelha com detalhes dourados no Sojiji e o kesa “mokuran” (safrão) no Eiheiji.

Na eventualidade do novo “oshô” ainda não ter completado o treinamento oficial em mosteiro reconhecido, não poderá ainda registrar alunos, dar ordenação monástica, oficiar cerimônia de transmissão dos preceitos leigos ou tornar-se abade (jûshoku) de um templo, apesar do fato de já poder realizar as outras funções de um sacerdote, como oficiar casamentosbatizados, benções em geral, enterros, e outras cerimônias religiosas. Ainda não é oficialmente um “Sensei“.

Se já tiver completado a sua prática em mosteiro oficial de treinamento, ao terminar as formalidades do zuise, poderá solicitar a autorização oficial como Professor de Darma (Sensei), com o seu nível de graduação como professor dependendo do seu tempo de prática em mosteiro de treinamento oficialmente reconhecido e formação acadêmica. Neste caso, estará habilitado a registras alunos, transmitir os preceitos para leigos (Zaike Tokudo ou Jukai) e ordenar novos monges (Shukke Tokudo), além de realizar todas as outras funções de um sacerdote. Neste momento, também poderá receber a autorização necessária para se tornar abade (Jûshoku 住職, Monge Titular) de um templo oficialmente reconhecido.

Foto oficial - Cerimônia de Zuise no Sojiji - Onoda Roshi, Monja Isshin e Kono-san

Foto oficial – Cerimônia de Zuise no Sojiji – Onoda Roshi, Monja Isshin e Kono-san

Na chegada ao templo-sede, na data marcada, é recebido por um atendente e convidado a usar chinelos vermelhos especiais de abade. Depois de tomar chá, recebe ensinamento sobre os procedimentos específicos do templo, uma vez que há detalhes na forma de oficiar cerimônias que são diferentes de um templo para outro. Terminado este ensaio, que pode levar três horas, recebe um jantar finíssimo, toma banho de o-furô (banheira japonesa) e dorme.

Levanta cedo no dia seguinte, às 03:30 hs e faz o início do zazen no “gaitan” (lado de fora do zendô) próximo à entrada do abade. Mas logo é chamado para o início das formalidades de Zuise.

Vai primeiro prestar homenagem ao fundador e primeiros abades do templo. Para isto, entra, talvez pela única vez na vida, numa área reservada, fechada, que fica atrás do altar da Sala dos Fundadores. Oferece incenso e faz uma série de prostrações.

Em seguida, vai para a sala de recepção do abade do templo-sede (Zenji), onde se encontra com  um grupo de seis ou oito monges formados que tomarão parte do “ryôban”(as duas fileiras de monges na área cerimonial principal) para as cerimônias a seguir. Depois de fazer prostrações, ouve a leitura do certificado de Zuise e o recebe das mãos do Abade do templo-sede ou seu representante. Assim que o Abade saia da sala, recebe o chá honorário – primeiro é servida água doce com umeboshi (ameixa em conserva). Em seguida é servido um doce – mas em lugar de comer o doce agora, coloca-se o certificado que acabou de receber em cima do doce e o devolve. Imagino (mas não sei ao certo) que talvez este doce, com o certificado, vai para o altar durante  as recitações de sutras que fazem parte das formalidades de Zuise. Termina esta etapa das formalidades com chá verde.

Hossu – cetro de oficiante, Eiheiji

Nesta hora, o atendente traz o “nyoi” ( 如意, no Sojiji) ou o “hossu” (払子, no Eiheiji), cetros cerimoniais de oficiante. Acompanhado pelo grupo de monges do “ryôban”, vai agora oficiar duas cerimônias de recitação de sutras. A primeira (Zuise Shukutô) é a recitação do Maka Hannya Haramitta Shingyô (Sutra do Coração da Grande Sabedoria) na Sala de Buda e a segunda (Zuise Jôgu) é a recitação do Daihishin Darani (Mantra da Grande Mente de Compaixão) na Sala dos Fundadores.

Não há palavras para descrever a emoção deste momento – oficiando a cerimônia num templo-sede da escola, ouvindo o som da recitação pelas vozes dos aproximadamente 200 monges-em-treinamento e professores do templo-sede. E a plena atenção, mesmo com lágrimas de emoção nos olhos, no esforço de lembrar os “timings” das prostrações e ofertas de incenso e para acertar os detalhes dos movimentos, tais como aproximar-se ao altar e, ao afastar-se do altar lembrar-se de virar em direção horário (no Eiheiji) ou em sentido anti-horário (Sojiji). E o cuidado com a maneira de segurar o “nyoi” (Sojiji) ou de segurar e movimentar o “hossu” (Eiheiji) (os “cetros” de oficiante).

Zuise - Eiheiji, outubro 2011

Zuise – Eiheiji, outubro 2011

Terminadas as duas cerimônias, o novo “Oshô” retorna à sala de recepção. Depois de devolver o “nyoi” ou “hossu” ao atendente, recebe os parabéns dos monges que tomaram parte formando o “ryôban” – e os responde agradecendo a colaboração de todos nas cerimônias. Todos se reverenciem mutuamente com prostrações.

Depois de um momento para a fotografia oficial (se esta foi encomendada), há um encontro com o “Kannin” (Administrador Chefe) do mosteiro (ou seu representante) para um chá e pequeno bate-papo.

Por fim, recebe um café de manhã “espectacular” – com uma quantidade de comida impossível de se comer… .

Termina as formalidades com uma pequena cerimonial de agradecimento e despedida do atendente (zuian) e assistente do atendente (zuiji) que o cuidaram durante todo este processo. Acabaram-se as formalidades – são oito horas da manhã, mais ou menos. Foi um dia muito cheio… .

Ler mais:
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Formação de um monge Soto Zen
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Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
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Qual o Significado de Shukke Tokudo?
Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
Qual o Significado de Jukai?
– Os Preceitos do Bodisatva

Ler também: What does it take to become a full-fledged Soto-shu priest?  (em inglês)
. Part 1: Monk´s ordination, risshin and dharma combat
. Part 2: Ten points to keep in mind about dharma transmissio
. Part 3: Ten-e and some words about Zui-se
. Part 4: Zui-se – abbot for the night
. Part 5: Sessa-takuma – ango as life in a rock grinder
. Part 6: Muhô the Zen Nazi

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1 Comentário »

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  1. Muy claras estas enseñanzas.
    Muchas gracias Monja Isshin.

    Gassho

    Osvaldo


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