Diálogo: Meditação, Psicanálise e Neurociência em Belo Horizonte

janeiro 17, 2020 às 7:41 pm | Publicado em Blogroll, Cultura de Paz, Eventos, Instituto de Psicanálise Humanista, Meditação e Ciência, Meditação em Passo Fundo - RS, Prática Zen Budista, Psicananalise Humanista, Uncategorized | Deixe um comentário

Dialogo 2020-01-17a-croppedTerei um imenso prazer de participar de um encontro muito especial em Belo Horizonte com o tema “O Infinito é onde sou: O Não -Nascido – Diálogo – Meditação, Psicanálise e Neurociência”. Uma boa parte do prazer será simplesmente com o re-encontro de duas grandes amigas minhas, a Elisa Kozasa e a Bernadette Biaggi (Monja Kenzen)!

O evento será realizado no dia 7 de março das 08:00 às 14:30h no Museu das Minas e do Metal na Praça da Liberdade, Belo Horizonte.

Inscrições: Sympla

A idealizadora e organizadora do evento, Monja Kenzen, escreve:

“A ideia de fazer um diálogo transdisciplinar vai de encontro a minha experiência de mais de 3 décadas em saúde mental e mais recentemente como Monja Zen Budista. A saúde resulta de quão bem somos capazes de tolerar o desconforto e frustração em favor de maior atenção à realidade, do permitir, conter, sonhar a irrupção da pulsão e da verdade em constante evolução.

A prática do Zen Budismo e da Psicanálise tem a realidade como substância, se ocupam da descompressão do excesso de sensorialidade da mente, dando lugar à sensibilidade intuitiva, ao gesto espontâneo, a autenticidade e originalidade. O Eu sensorial é pesado, irrequieto, angustiado e condicionado. A mobilidade psíquica amplia nosso vértice de percepção e leitura da realidade em que vivemos, onde há existência das coisas. No seu impermanente perpassar que vem e vai embora, abre as possibilidades de acesso ao “Não-Nascido” no fluir do universo em expansão.

Deixo para pensarmos neste encontro sobre, metaforicamente, “Que tipo de Cópula está mantendo consigo mesmo?”.

Você é a pessoa mais importante que provavelmente encontrará em sua vida! Deixemos nossos terminais abertos para captar os sinais da presença de “O” , da verdade de cada momento, da “coisa em si”, venham eles de onde vierem.

Não se pode conhecer o “O” da experiência, o inefável, só se pode vivê-lo.”

Serão apresentadas as seguintes palestras:

As Possibilidades do Nada para o Não-Nascido
Diogo César Porto da Silva (Mestre em Filosofia Oriental)
http://lufmg.academia.edu/diogoportosilva
Doutorando em Filosofia na UFMG e Mestre em Filosofia pela Universidade de Kyushu, no Japão. Foi pesquisador convidado na Kyoto University, no Japão, bolsista do MEXT (Ministério da Educação Japonês) e Professor de Língua Japonesa no ICO. Publicações acadêmicas em periódicos em português, inglês e Japonês.

A Capacidade Negativa e a Sensorialidade da Mente
Maria Bernadette Biaggi (Psicologa/Psicanalista e Monja (Ken Zen) da Tradição Sotoshu de Zen Budismo)

Home


@bernadettebiaggi
@monjakenzen
Presidente do Istituto Biaggi – Psicoterapia Psicanálise, Cultura e Arte Brasil Itália
Docente da SISPI – Scuola Internazionale di Specializzazione con la Procedura Immaginativa ligada ao Groupe International du Rêve-Éveillé en Psychanalyse GIREP de Paris e Sociedade Italiana de Neurociência, Docente Ciclo-CEAP – Centro de Estudos Avançados em Psicologia.

O Círculo do Zen no Divã
Kathy Havens – Monja Isshin (Psicanalista e Monja Missionária Internacional do Zen Budismo do Japão)
https://www.instagram.com/monjaisshin/
http://aguasdacompaixao.wordpress.com
@monjaisshin
Lidera a Comunidade Zendo Sul – Jisui Zêndo RS e grupos afiliados. Recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa em Ciências da Religião: Budismo Japonês (Faculdade Einstein) e em Budismo Zen (Erich Fromm Word University da Flórida, USA). Livros e artigos publicados em português, espanhol e inglês.

Cérebro, Meditação e Equilíbrio Emocional
Elisa Harumi Kozasa (Neurocientista)
Graduação em Ciências biológicas, doutorado e pós-doutorado em Psicobiologia. Neurocientista com diversas publicações Internacionais,
Coordenadora da pós graduação Gestão Emocional nas Organizações Cultivation Emoticional Balance, Fellow do Mind and Life Institute e surfistas nas horas vagas.

Aplicando o Reducionismo para explicar a Neurociência por trás da Meditação
Frederico Garcia (Psiquiatra)
Professor do Departamento de Saúde Mental da UFMG. Lider do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde. Doutor em Medicina Celular e Molecular pela Universidade de Rouen

Inscrições: Sympla

Clicar na imagem para ver em tamanho maior

Publicidade

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: