Falecimento de Kawai Shihan

janeiro 27, 2010 às 4:15 pm | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Uncategorized, Zen Budismo em Porto Alegre, Zen e Artes Marciais | 4 Comentários

Kawai Sensei

Hoje fiquei sabendo do falecimento de Reishin Kawai Shihan (chamado de Kawai Sensei pelos alunos), introdutor do Aikidô no Brasil, na noite de terça-feira, dia 26.

Antes de me tornar monja Zen Budista, mal-e-mal consegui chegar à faixa verde de Aikidô – mas carregarei para sempre uma divida de gratidão enorme para este grande artista marcial (8º Dan) e acupunturista. Treinei durante várias anos na Academia Central sob a sua orientação e aquele pouquinho de coordenação motora que tenho hoje é graças a este treinamento.

Ele me honrou com a sua presença na minha ordenação monástica no Zen e, posteriormente, mostrou-me o seu altar, onde ele praticava a sua espiritualidade durante umas 4 horas por dia. A força energética da salinha onde ficava o seu altar é algo que nunca esquecerei.

Acredito que ele foi muito pouco compreendido pelos brasileiros, tantos dos quais romperam com ele e acabaram criando tantas divisões no Aikidô brasileiro. Talvez, as barreiras de língua e de cultura simplesmente foram altas demais para que pudessemos entender melhor as suas tentativas de explicar “energia”, “vazio”, as sutilizas da pratica – aspectos que ele compreendia e dominava muito bem. Gosto de imaginar que, mesmo que eu não tenha conseguido desenvolver a “técnica” de aikidô, talvez eu tenha conseguido vislumbrar um pouquinho a respeito da energia e espiritualidade do Aikidô, graças ao contato que tive com ele.

Com certeza, a experiência com ele na Academia Central me ajudou estar um pouco mais preparada para a minha viagem ao Japão e para o meu treinamento monástico (mas, para qual, na verdade, é impossível estar “preparado”…).

Doumo arigatou gozaimashita, Sensei!

ler a reportagem no blog “Made in Japan

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. É com grande emoção que recebo a notícia do passamento do nosso estimado Shihan Reishin Kawai.

    Com sua simplicidade e energia nos mostrou como ser um verdadeiro “guerreiro” de mãos limpas. Nos mostrou a harmonia que deve existir nos movimentos da Arte da Paz, tanto no dojo como em nossos lares, locais de trabalho e relacionamentos pessoais e sociais. Nosso Shihan fará falta em nosso plano, mas com certeza no plano superior irá completar os iluminados mestres aikidoistas que hoje sentam ao lado do O Sensei Morihei Ueshiba e de seu filho Kisshomaru. Seus ensinamentos e energia sempre estarão presente em cada dojo no nosso universo.

    KAWAI SENSEI, DOMO ARIGATO GOZAI MASHITA!

  2. Prezada monja Isshin,

    Suas palavras traduziram muito da história do nosso mestre e do Aikido no Brasil.

    Att.
    Matias
    http://aikidokawai.com.br

  3. Cara Monja,

    A pedido de alguns filiados, coloquei em nosso blog na íntegra seu texto escrito sobre nosso mestre. Peço que nos entenda, mas as suas palavras devem ecoar. Caso não seja de sua vontade, por favor, nos avise que retiraremos de nosso blog.

    Grato,
    Matias

    • Prezado Matias,
      Muito pelo contrário – me sinto honrada. Não sei se há pessoas lá que ainda se lembram de mim – Kathy Havens, treinei até 1996, quando entrei na prática do Zen…
      Lembranças a todos!
      Gassho,
      Isshin


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.