O Monge Zen Budista Leonard Cohen fala de seu Professor de Darma

maio 27, 2018 às 7:33 pm | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Leonard Cohen Exhibition - Galerie Lounge TDLendo um artigo sobre o músico-poeta-monge Zen Budista Leonard Cohen, que recebeu o nome de Darma de Jikan (“silêncio entre os pensamentos”), me chamou a atenção o que este grande artista falou sobre o seu Professor de Darma, o mestre do Zen Rinzai Joshu Sasaki. Acho que todo praticante sério acaba falando algo semelhante sobre o seu guia espiritual mais cedo ou mais tarde. Isto faz parte da jornada.

“Eu tinha ouvido o Sasaki descrito alternadamente como um sádico e um salvador pelos seus alunos no Rinzai-Ji, e vi evidëncias de que ambas as discrições estavam certas. Com frequência, ele procurava a humilhar publicamente um ou o outro dos monges ordenados, os chamando de “vagabundos preguiçosos” e “impostores”. Cohen recebeu a sua parcela disto, mas abraçou a zombaria de deste mestre Zen do velho mundo de todo o coração.” … “Ele é ambos o amigo e o inimigo”, disse Cohen. “Ele é simplesmente o que ele é. E, obviamente, ele vai ser um inimigo para a sua auto-indulgência, um inimigo para a sua preguiça, e um amigo para o seu esforço. Ele vai ser cortante, ele vai ser charmoso, ele vai ser amável, ele vai ser enganador. Ele vai ser todas as coisas que precisa ser para impedir que você fique dependente dele.”

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: