Vídeo: Hallelujah de Leonard Cohen

maio 14, 2018 às 9:56 pm | Publicado em Blogroll, Música, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Cohen_poemas_nov17Ordenado monge aos 62 anos de idade, o poeta e compositor Zen Budista Leonard Cohen tinha uma voz “única”, por assim dizer, que um aluno meu descreveu poeticamente como “áspera, carinhosa e saudosa como a mão de um velho amigo que encontramos depois de muito tempo”…

Recentemente, numa das aulas do Mini-Curso 04, falei da popularidade de sua lindíssima canção “Hallelujah”, que é tocado em tudo quanto que é de evento, inclusive em muitos casamentos. Expliquei que, ao meu ver, a letra desta música é um tanto irônica e triste – ou, talvez, resignada. Mas é uma letra bem Zen também… Aí, compartilhei Adicionei a minha impressão de que poucas pessoas realmente prestam atenção à letra, fixando-se na beleza da música – e acabam não percebendo a emoção da letra.

De acordo com uma reportagem no site Rolling Stone, Cohen teria dito, “Este mundo é cheio de conflitos e cheio de coisas que não podem ser reconciliadas, mas há momentos quando podemos transcender o sistem dualista e reconciliar e abraçar a bagunça toda, e é isto que quero dizer com `Hallelujah! Abençoado seja o nome.` … O único momento em que você pode viver aqui confortavelmente nestes conflitos absolutamente irreconciliáveis é quando você abraça tudo isto e diga `Olha, não entendo nada destas %#$^&^& coisas mesmo – Aleluia!` Este é o único momento que vivemos aqui plenamente como seres humanos.”

Então, vamos apreciar esta canção Zen:

E, vamos também apreciar o som maravilhosamente delicada da versão instrumental de Jake Shimabukuro no Ukulele:

Você pode ver a letra e a tradção desta música no site de Vagalume.

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: