Vídeo: Casamento Zen Budista: Monja Isshin & Jon

outubro 4, 2017 às 11:01 am | Publicado em Casamento Zen Budista, Eventos, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

IMG_7270

No dia 23 de julho de 2017, foi realizada a Cerimônia Religiosa de Casamento Budista da Monja Isshin (Kathy Havens) e Jon Facemire no Jisui Zendô – Sanga Águas da Compaixão e oficiado pelo Missionário Internacional Ryoju Tahara, Sensei no dia 23 de julho de 2017.

A cerimônia foi realizada em japonês, com tradução para o português da Tomoko Kimura Gaudioso, Sensei e parar o inglês da Missionária Internacional Jishun Morioka, Sensei, do Templo Busshinji de Rolândia.

Contou com a presença do Rabino Guershon Kwasniewski, da SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficiência, que ofereceu uma bênção em nome do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, do qual a Monja Isshin faz parte.

Profundos agradecimentos aos membros-praticantes da Sanga Jisui Zendo (Águas da Compaixão) que ajudaram com a organização do evento bem como todos os praticantes do Budismo e outros amigos que nos prestigiaram com a sua presença na cerimônia!

Muitas pessoas perguntam: mas monge pode casar??? Bem, no período Edo no Japão, numa tentativa de enfraquecer o Budismo e favorecer o Xintoismo como religião do estado, o governo Meiji passou um decreto em 1872 “permitindo” os monges budistas de todas as escolas (Zen, Terra Pura, Shingon, etc) a se casarem. Quando estive no Japão, ouvi dizer que, hoje em dia, as pessoas chegam a achar um pouco estranho o monge que não se casa… (Lembramos que, em muitas países asiáticos , os governos controlam (ou controlavam, no passado) vários aspectos da vida dos religiosos e das igrejas.)

No fim das contas, acredito que isto acabou facilitado a transmissão do Budismo Japonês para o Ocidente, uma vez que muitas das pessoas que se tornam budistas e sentem a vocação de buscar ordenação monástica já são casadas.

Depois de uma viagem de lua de mel, foi realizada a cerimônia de casamento civil, no dia 15 de setembro, em Hunstville, Alabama, cidade perto da moradia do Jon. Estiverem presentes dois colegas de turma de colégio (ensino médio) – amizades que já durarem mais de 50 anos, além de outros amigos do casal. Fomos agraciados com um lindíssimo arco-iris duplo bastante brilhante que durou toda a viagem de 40 minutos de volta de Huntsville para casa… Senti-me abençoada…

Não pretendo abandonar as minhas atividades como Professora de Darma e Missionária Internacional aqui no Brasil. Consequentemente, por enquanto, vamos levando um relacionamento à distância (graças ao Skype) com viagens periódicos para podermos passar tempo juntos e, vamos vendo o que o futuro vai nos trazer…

Gassho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: