Ordenação Monástica: Yakuhô Felisberto

outubro 3, 2017 às 11:09 am | Publicado em Blogroll, Eventos, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Tags:

@WhatsApp Image 2017-05-07 at 15.41.33No dia 7 de maio de 2017, a jovem Thalita Felisberto recebeu a ordenação monástica (Shukke Tokudo) no Jisui Zendô, iniciando, assim, a sua caminhada como monja em treinamento (Unsui) na graduação de noviça (Jôza). Thalita recebeu o Nome de Darma (Hômyô) de Yakuhô, que significa “Tradutora do Darma”.

É uma cerimônia forte, que pode causar fortes emoções no aluno (e talvez até no professor também), e que, não infrequentemente, provoca reações físicas no aluno, como tontura ou baixadas na pressão arterial.  Cria uma relação cármica especial entre o professor (師匠, shisho) e o aluno (弟子, deshi). É o Professor de Ordenação (受業師, Jugoushi) que abre as portas para a caminhada do novo monástico e o orienta nas diferentes etapas de seu treinamento.

Futuramente, o aluno terá ainda os Professores de Combate de Darma, ou Hossenshiki ( 法幢師, Houdoushi), e de Transmissão de Darma, ou Professor-Raiz ( 本師, Honshi), que podem ser os mesmos que o Professor de Ordenação ou outros. Mesmo sendo outros, é sempre o Professor de Ordenação que supervisiona e assina os documentos que autorizam os próximos passos. Desta forma, o ideal é que o relacionamento entre eles seja sempre baseado em responsabilidade, por parte do Professor de Ordenação, e em gratidão e respeito, por parte do aluno.

O treinamento monástico do Zen é longo e rigoroso, pois a prática do Zen Budismo – tanto para leigos quanto para monásticos – busca levar o praticante a uma profunda autotransformação e libertação do ciclo de samsara. Um aspecto importante desta libertação é a desconstrução dos condicionamentos e dualidades que aprendemos nas nossas vidas – outras “cabeças” que colocamos por cima de nossas próprias cabeças, como descrito no Zen. A prática procura desenvolver no praticante a uma “apreciação plena, realização completa de ser si mesmo”, nas palavras do Mestre Zen Taizan Maezumi, fundador do Centro Zen de Los Angeles. Ele continua: “Se você colocar outra cabeça por cima de sua própria, você se tornará uma monstruosidade, mesmo que seja uma cabeça de Buda!”.

No Japão, o treinamento do monástico é um processo que dura de cinco a dez anos, mas no Ocidente pode levar até 30 anos. Muitos noviços ocidentais, por vários motivos, não chegam à Transmissão de Darma ou a receber a autorização oficial de Sensei (Professor de Darma).

Então, vamos oferecer o nosso apoio e torcer para que a Yakuhô-san possa se manter firme na prática do Zen, no seu treinamento monástico e no Caminho de Buda. Que ela possa se libertar das “outras cabeças” que criaram seus condicionamentos no passado e passe a manifestar livremente a sua verdadeira essência, sua Natureza Buda – sua verdadeira “cabeça”, para o benefício de todos os seres!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ler mais:
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Formação de um monge Soto Zen
Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
Qual o significado de Kyôshi (Sensei, Professor de Darma)?
Qual o significado de Zuise (Debut)?
Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)?
Qual o significado de Hôkei (Linhagem no Darma)?
Qual o Significado de Hossenshiki (Combate de Darma)?
Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
Qual o Significado de Unsui (2)?
Qual o Significado de Unsui (1)?
Qual o Significado de Shukke Tokudo?
Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
Qual o Significado de Hômyô (Nome de Darma)?
Qual o Significado de Jukai (Transmissão dos Preceitos)?
– Os Preceitos do Bodisatva

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: