Vídeo: Pipoca Pipocando

janeiro 27, 2017 às 12:06 pm | Publicado em Blogroll, Cultura de Paz, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Vídeo | Deixe um comentário
Pipoca

Pipoca

O vídeo abaixo me lembrou de uma postagem que escrevi aqui neste blog alguns anos atrás, durante um período no qual estava lidando com uma situação difícil. Naquele artigo, refleti sobre um texto lindo de Rubem Alves, “Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre”.

Encerrei aquela postagem com as seguintes palavras:

“Apegados às nossas cascas, recusamos perder nossas opiniões, gostos pessoais, apegos, e voltamos à falsa segurança e conforto do nosso mundo de sempre, da mente comum, do Ego Condicionado.

Algum dia – talvez daqui a muitos “kalpas” – teremos que enfrentar o fogo novamente, porque não existe meio de fazer o milho se transformar em pipoca sem passar pelo fogo…”

Acho que estas palavras continuam extremamente pertinentes ainda nos dias de hoje, quando encontramos países inteiros divididos e polarizados radicalmente nos times “a favor versus contra” o Presidente Trump, nos Estados Unidos ou o Presidente Temer, no Brasil, entre outros.

Encontramos muitas pessoas – inclusive muitos Budistas – discutindo furiosamente, inflamadas nas suas defesas das suas posições, sem o menor interesse em dar uma paradinha para procurar compreender o ponto de vista do outro que defende, talvez com a mesma fúria, uma opinião contrária. Nestas bate-bocas, só criam inimizades e não solucionam nenhum dos nossos problemas sociais. (Nota bem: não estou tomando partido nenhum aqui, nem a favor e nem contra nada. Como monja, é extremamente raro eu manifestar uma posição pessoal em assuntos de política, que é diferente de me manifestar em questões de direitos humanos.)

Mas, vamos ver neste vídeo que, apesar do desconforto que sentimos ao passar pelo “fogo”, o processo da formação da “pipoca” é algo muito bonito – e, não vamos esquecer, é muito bom poder desfrutar do resultado depois!

Então, vamos lá, enfrentar o “fogo” para estourar as nossas próprias cascas? Vamos pipocar?

 

Pipoca estourando em 30,000 quadros por segundo – 👉 Vision Research: https://www.phantomhighspeed.com/

. Ler a postagem Milho de Pipoca de 2008

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: