Vídeo: Dia Mundial do Riso e o Zen

maio 1, 2016 às 9:10 am | Publicado em Eventos, Meditação em Porto Alegre, Uncategorized | Deixe um comentário

Numa busca pela Internet, encontrei três datas diferentes para “Dia do Riso” – 18 de janeiro, 06 de novembro e 01 de maio… Para o dia 01 de maio, encontrei até uma página no Facebook divulgando uma atividade a ser realizada no Jardim Botânico de Porto Alegre.

Rir, rir da vida, rir de si mesmo, rir da “comédia do absurdo” é, como afirma o ditado, “o melhor remédio”.

Catarse para as dores emocionais e o estresse – e grande libertadora de endorfina (o “hormônio do prazer”), a risada faz um bem inimaginável, tanto para a nossa saúde quanto para o nosso bem-estar psicológico.

Aproxima as pessoas num grupo, podendo transpor barreiras de língua, cultura, raça, etnia. Ela nos une na nossa humanidade compartilhada.

Muitas pessoas imaginam o Zen Budismo como uma prática dura e austera. Até são encontradas imagens na internet mostrando monges com os rostos demonstrando tamanho esforço que chega até a doer… Também, lemos contos Zen Rinzai que falam de gritos e socos entre os monges. Ufa! Que dureza! Mas será que é assim mesmo?

Bem, ouvi dizer que no Soto Zen haveria duas correntes – uma, que prega a prática dura e austera e outra, que prega a gentileza e a leveza. Meu treinamento no Japão foi neste segundo estilo – o da gentileza e leveza.

AichiSenmonNisodo007Aquela vida monástico foi bem rigorosa, sim. Mas rigorosa não precisa significar que tenha sido “dura”. Uma das minhas memórias principais do tempo de mosteiro é o quanto rimos. Embora seja verdade que também chorei várias vezes lá no mosteiro, é a lembrança das risadas que perdura na minha memória até hoje.

Uma das imagens que mais fica diante dos meus olhos é a visão da abadessa, Aoyama Roshi, dando gargalhadas durante o nosso chá da tarde. Se ela era de uma presença e dignidade total durante as cerimônias, nas horas de descontração eu também sempre a via numa presença total, na alegria do momento.

Aproveito de um destes dias “do Riso” para compartilhar uma Cerimônia Zen Clown realizada como parte do encerramento do Sesshin do 3º Encontro Zen Latino-americano em Bogotá, Colômbia de 07 a 10 de abril.

E convido você, meu caro leitor, a fazer de TODOS os dias o seu “Dia do Riso”.

Gassho

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: