Podemos Questionar o Professor (1)?

janeiro 13, 2014 às 10:19 am | Publicado em Blogroll, Compaixão Zen Budista, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Dokusan

Dokusan

O Zen, especialmente o Rinzai Zen, está repleto de histórias – às vezes bastante dramáticas – de confrontos entre aluno e professor. Embora fato mais recorrente naquela escola, também não deve ser desprezado em relação à escola Sōtō.

Há professores que não admitem qualquer tipo de questionamento, mas há outros que se deliciam com a oportunidade de ensinar – e até aprender – que surge quando um aluno coloca, talvez em tons bem fortes, os seus questionamentos. Acredito que não há um único monge-em-treinamento que não passe por momentos em que “tem certeza” sobre uma longa lista de reclamações, que geralmente inclui:
“O meu professor não me entende.”
“… está sendo injusto comigo.”
“… está sendo excessivamente exigente.”
“… está sendo muito duro comigo.”
“… não me ouve.”
“… está maltratando alguém (e isto me deixa com medo, raiva, e/ou “tal” sentimento).”
“… é bravo demais.”
“… não reconhece quanto eu me esforço.”
“… cobra demais.”
“… tem favoritos (e não sou um deles).”
“… está simplesmente errado.”
“… não sabe do que está falando.”
“… está quebrando os preceitos.” Etc.

De certa forma, enquanto o aluno não tenha aderido a pelo menos uma destas “crenças” e sua crise correspondente, ainda não se iniciou na verdadeira prática. A primeira fase da prática é uma espécie de “lua de mel”, mas a prática mesmo só começa quando a lua de mel acaba, desde que o aluno tenha-se mantido firme, sem abandonar a prática… Muitos professores até procuram provocar o fim da lua de mel para poderem começar a realmente ensinar ao aluno.

. ler a Parte 2.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

