Retiro com clero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

dezembro 13, 2013 às 8:44 pm | Publicado em Compaixão Zen Budista, Diálogo Interreligioso, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Tags:

Tive a honra e alegria de liderar um retiro de um dia com membros do clero da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Diocese Meridional no dia 9 de dezembro. A atividade foi realizada no Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke (SETEK) de Porto Alegre.

Junto com 24 clérigos (bispos) desta igreja, tive a oportunidade de compartilhar a minha experiência de busca espiritual e liderar o grupo numa troca de ideias sobre o significado e prática da Compaixão. Apresentei alguns textos budistas (Sutras Clássicos de Buda, Mestre Dogen e Dalai Lama) e orientei três tipos de meditação budista (zazen, tong-len e metta). Finalizamos a discussão com uma visão geral do livro “12 Passos para uma Vida de Compaixão” da historiadora de religiões e idealizadora do Charter for Compassion (Carta pela Compaixão) Karen Armstrong.

Foi uma experiência ímpar! Num espírito do verdadeiro diálogo inter-religioso, o evento foi iniciado com a liturgia anglicana e encerrada com o verso Zen Budista Enmei Jukku Kannon Gyô (Sutra de Kanzeon em Dez Frases) e a Transferência dos Méritos.

Afirmou um dos participantes: “Passamos um dia investigando e compartilhando as nossas semelhanças no caminho espiritual em lugar de focar as nossas diferenças.”

. Assinar a Carta pela Compaixão

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: