Dia nacional de consciência negra

novembro 20, 2013 às 9:24 am | Publicado em Blogroll, Compaixão Zen Budista, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Consciência negra – consciência humana… .

O dia 20 de novembro é uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão e as atividades em favor da recuperação da plena dignidade humana e fim do preconceito e auto-preconceito (quando o próprio negro se julgue inferior ou “feio”).

O Budismo, desde o seu início, sempre foi uma religião de não-discriminação. Recebeu na sua comunidade de monásticos os “intocáveis” e as mulheres, considerando que todos eram capazes de alcançar a Iluminação. Apesar do fato que, historicamente, nem sempre os países budistas conseguiram praticar este ensinamento de não-discriminação, conforme ensinado, mas a mensagem continuou viva e chegou até nos.

Faço votos que possamos aprender a abrir mão de todos estes variados tipos de preconceitos – raciais, culturais, étnicos, religiosos e sexuais – para podermos viver juntos em paz, harmonia e respeito mútuo.

Pessoalmente, adorei um vídeo de um neonazista racista (que defende tornar uma cidade norte-americana numa área “somente branca”) na hora em que soube – numa programa de TV ao vivo –  o resultado de seu teste de DNA onde consta que ele possui 14% de genes africanos e não é tão “branco” assim, não! A sua luta contra os negros virou uma luta contra si mesmo! Bem merecido! Mesmo sem entender inglês, dá para captar o espírito da coisa! Assista ao vídeo na página Black Voices do Huffington Post.

Lembro a todos o documentário SOU, produzido pelo membro-praticante da nossa Sanga Águas da Compaixão, Andreia Sôtoku Vigo, como parte do kit multimídia do Projeto RS Negro:

Mais informações estão disponíveis no artigo publicado ano passado.

Todo o material do kit Projeto RS Negro está disponível no site da PUCRS. Lá você pode baixar o Livro RS Negro e a Revista RS Negro em formato pdf, ouvir as músicas, etc. Não deixe de assistir ao vídeo “extra”, que se inicia com um rap maravilhoso e bem-humorado, além de entrevistas.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: