Vídeo: Karma Ghost (Fantasma Carma)

novembro 18, 2013 às 9:32 am | Publicado em Compaixão Zen Budista, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Preceitos Budistas, Uncategorized, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Este vídeo conta uma história – de humor negro – sobre os efeitos cumulativos do carma negativo. Lembre que podemos criar carmas positivos ou negativos – mas a personagem desta história só cria carmas negativos…

Temos cenas que mostram como a ignorância causada pelo carma negativo pode nos deixar cegos, provocando a criação de mais carma negativo. Mostra também a maneira como, quando um determinado carma (positivo ou negativo) é “gasto”, o fantasma do desenho tira a camiseta com o rótulo daquele carma e deixa de acompanhar a pessoa.

É importante lembrar que, sendo uma história animada, conta uma versão hiper-simplificada sobre o funcionamento da Lei de Carma. Na realidade, esta Lei é extremamente sutil e complexa, envolvendo fatores mentais e sociais quase impossíveis de se imaginar.

No Zen, falamos pouco sobre a Lei de Carma ou sobre Méritos para evitar a formação de uma “mentalidade de contabilidade” (carma positivo – carma negativo = o meu saldo cármico). Mas, nunca imaginamos que se pode “escapar” da Lei de Carma. No passado, chegaram a ter algumas pessoas chegaram a afirmar que atos praticados no estado de “mushin” (não-mente, um estado transcendental do “Vazio”) seriam atos isentos da criação de carmas negativos ou positivos, mas este é um argumento que entra em conflito com os ensinamentos do Buda e deve ser totalmente desconsiderado.

A prática Budista, como ensinado pelo Buda, tem três aspectos (sikkhā), os Três Treinamentos (sikkhā ou Sangaku 三學): 1. Estudo (o treinamento superior da sabedoria) 2. Moralidade (o treinamento superior da virtude) e 3. Meditação (o treinamento superior da mente).

Desta forma, o cultivo da moralidade, através da prática dos Preceitos, é indispensável para o Caminho de Buda.

. outros vídeos do mesmo artista no site Billyblob.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: