Comitê Estadual de Diversidade Religiosa toma posse

agosto 16, 2013 às 1:12 pm | Publicado em Diálogo Interreligioso, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Posse da Comitê Estadual de Diversidade Religiosa

Posse da Comitê Estadual de Diversidade Religiosa

O secretário Fabiano deu posse aos integrantes do comitê na tarde desta quinta-feira – Foto: Priscila Abrantes

Evangélicos, católicos, umbandistas, judeus, budistas e ateus reuniram-se nesta quinta-feira (15) para tomar posse no Comitê Estadual de Diversidade Religiosa. Coordenado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o comitê é composto ainda por pesquisadores das religiões e representantes do poder público.

De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o comitê terá um papel fundamental, que será o de dialogar com as diversas religiões e, principalmente, dar voz às pessoas que sofrem discriminação religiosa. “O que está acontecendo no Egito mostra o quanto é importante fazer esse exercício inter-religioso. Já existe um diálogo no município e internacionalmente. Agora o Rio Grande do Sul cria esse espaço para boas reflexões e ações”, disse Fabiano.

Coordenadora do comitê, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, explicou que a criação do organismo era uma cobrança da sociedade civil. A secretaria preocupou-se em criá-lo dentro dos critérios do Plano Nacional dos Direitos Humanos e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Vamos discutir, além da intolerância religiosa, a laicidade do Estado em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, disse Tâmara. Ela citou como um avanço o governo federal aceitar denúncias de violência por motivação religiosa através do serviço Disque 100.

Cumprimento do Secretário de Estados da Justiça e dos Direitos Humanos Fabiano Pereira (Foto: Priscila Abrantes)

Cumprimento do Secretário de Estados da Justiça e dos Direitos Humanos Fabiano Pereira (Foto: Priscila Abrantes)

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. O órgão foi instituído pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, em janeiro deste ano e tem por objetivo favorecer a promoção do direito à diversidade religiosa, o combate à intolerância e a proteção contra violações de direitos humanos por motivação religiosa no Estado.

Fonte: Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos do Estado de Rio Grande do Sul

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: