Oficina: Mediação de Conflitos – Primeiros Passos

junho 21, 2013 às 8:16 pm | Publicado em Cultura de Paz, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

No dia 17 de junho, como parte do Festival Cine Caramelo, foi realizada a oficina “Mediação de Conflitos – Primeiro Passo” na Escola Municipal Grande Oriente do RS. Participaram 19 jovens na parte da manhã, com 13 deles retornando na parte da tarde.

Confesso que foi um choque para mim na parte da manhã, pois, com a presença de alguns alunos que não se interessavam no assunto criando uma certa bagunça na sala, me perguntava se a minha voz iria aguentar o dia. Percebia que haviam participantes bastante interessados sim, mas estava sendo uma batalha para nos comunicarmos entre o barulho dos bagunceiros… Cresceu o meu respeito pelos professores que lidam com isto diariamente em troca de salários pequenos e uma falta de valorização geral da categoria neste país.

Mesmo assim, conseguiram fazer pequenas práticas de meditação, chegando a reinar um silêncio profundo no último tempo desta prática.

É óbvio que não dá para ensinar a mediação de conflitos num único encontro – mas dá, sim, para tomar o primeiro passo para a redução da violência que, ao meu ver, seria começar a ouvir a si mesmo e ao outro.

Na parte da tarde, conseguimos encontrar o nosso ritmo. Sem a presença dos bagunceiros, fluiu a conversa de uma forma bastante divertida e agradável. Falamos do significado verdadeiro da compaixão e todos receberam uma cópia da Carta pela Compaixão, idealizada pela historiadora das religiões e autora  Karen Armstrong.

Em seguida, discutimos e refletimos sobre crenças limitadoras (como “sou um fracasso”, “não adianta”, etc.) e preconceitos (“o melhor que uma mulher pode esperar na vida é ser mãe”, “os brancos são superiores”, etc.). Por fim, cada um trabalhou com um dos formulários de “O Trabalho” (The Work), um método desenvolvido pela Byron Katie, para refletir sobre uma crença limitadora sua. Foi muito bonito e comovente vê-los compenetrados na reflexão, durante este trabalho.

Passamos um dia alegre e bem divertido, como se pode ver pelos sorrisos. Guardo um carinho muito especial por estes jovens que tocaram o meu coração profundamente. Ficaria feliz em vê-los de novo!

Espero que eles possam vencer os seus obstáculos e construir vidas boas, cheias de realizações!

Deixo registrado aqui os meus parabéns pela organização do Festival Cine Caramelo, uma iniciativa valiosa para a nossa cidade!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mais sobre a Carta pela Compaixão:

Assistir a vídeos sobre a Carta pela Compaixão
. Karen Armstrong faz o seu desejo TED: A carta para a compaixão
. Karen Armstrong: Vamos reviver a Regra de Ouro

Assinar a Carta pela Compaixão.

Baixar a Carta pela Compaixão em formato pdf.

Ler um trecho do livro “12 Passos para uma Vida de Compaixão”

Mais sobre The Work:

. O Trabalho (The Work) – site oficial com download do material

. Ler Resumo de “Ame a Realidade”

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: