Plena Atenção vs. “Multitasking”

maio 3, 2013 às 9:16 am | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Carter Cleveland (foto encontrado no Tumbler.com

Carter Cleveland (foto encontrado no http://carterac.tumblr.com/)

Encontrei nesta foto um exemplo perfeito de um dos maiores desafios da nossa cultura moderna – o “multitarefa” (em inglês, “multitasking”). Esta tentativa de fazer várias coisas ao mesmo tempo é o oposto da Plena Atenção ensinada pelo Budismo.

Vi uma imagem de um jovem americano, Carter Cleveland, aparentemente ouvindo música (fones de ouvido), aparentemente trabalhando no computador (mãos acima de um teclado) com dois monitores e aparentemente comendo (talvez granola ou algo assim ao tentar adivinhar o conteúdo da tigela).

Esta foto apareceu na edição de 26 de novembro de 2012 da revista Época, num artigo sobre o sucesso deste jovem com a criação de um site chamado Art.sy – um site que já recebeu investimentos de milhões de dólares e recebeu 285 mil visitantes de 186 países em apenas um mês – um belo exemplo de sucesso “mundano”.

Mas, fiquei muito triste com o fato da revista escolher, para ilustrar o seu artigo, justamente esta imagem que mostra um dos comportamentos mais contraproducentes que existem hoje em dia – a tentativa de fazer uma variedade de atividades, todas ao mesmo tempo. Estamos numa época de acidentes fatais de carro sendo provocados por pessoas tentando escrever mensagens SMS nos seus celulares enquanto dirigem em alta velocidade, pessoas trombando umass com as outras andando nas ruas olhando, não para onde estão indo, mas para uma tela de mensagem num celular ou atravessando ruas movimentadas sem sinalização, falando no celular e tomando refrigerante ao mesmo tempo, mal olhando para onde estão indo. Vemos novos exemplos destes comportamentos perigosíssimos diariamente.

Um jovem “gênio” pode até escapar de algumas destes perigos dentro da segurança de uma sala, mas a grande maioria dos seres humanos mortais perdem produtividade e perdem acuidade ao tentar ouvir música, comer e trabalhar num computador – e correm sérios perigos de vida ao tentar levar estes comportamentos para a rua. Uma foto deste tipo não transmite um bom modelo para os nossos jovens. Fiquei bem chateada com os editores da revista Época, pois todos nós carregamos uma responsabilidade pelos modelos que oferecemos às gerações futuras – e revistas não escapam desta responsabilidade.

Agora, o mais interessante de tudo isto está no fato que Carter postou no seu Tumbler um artigo chamado “Mindfulness: The counterpoint to Isaacson’s HBR post on The Real Leadership Lessons of Steve Jobs” (Plena Atenção: O Contraponto ao artigo de Isaacson sobre ‘As Verdadeiras Lições de Steve Jobs sobre a Liderança’”) onde Jonathan Rotenberg (Fundador da Boston Computer Society), contesta a interpretação de Walter Isaacson sobre o significado da frase “Pense Diferente”, que era um slogan de Jobs. Em lugar deste “Pense Diferente” ser uma recomendação para um pensamento mais criativo e original aplicado à competição, mercados livres, teorias de gerenciamento, Rotenberg, amigo de Jobs de longa data, afirma que a frase de Jobs, “Pense Diferente” queria dizer “Pensar através da Plena Atenção”.

Pense Diferente

Pense Diferente

“Pense Diferente”. Como seria isto? Rotenberg segue explicando: “Pense Diferente” significa: abrir mão de TODAS as suas teorias, conceitos e ideias preconcebidas.  PRESTE ATENÇÃO à realidade nua e crua que se apresenta através dos seus cinco sentidos e sua mente. É aqui que você encontrará “insight” e sabedoria verdadeiros.”

Vamos torcer que o jovem Carter descubra este “segredo” do sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: