Viagem ao Japão 2011: 02 – Hiroshima (I)

agosto 6, 2012 às 10:00 am | Publicado em Bomba atômica, Cultura de Paz, Cultura Japonesa, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Viagem ao Japão 2011, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário
Cúpula da Paz, Hiroshima

Cúpula da Paz, Hiroshima

Ainda durante a minha viagem ao Japão para as cerimônias de Zuise, aproveitei para fazer outras viagens e visitas. Um dos trechos mais importantes para mim, como pessoa, foi a viagem até a cidade de Hiroshima.

Nascida e criada nos Estados Unidos, nunca me conformei com o lançamento das duas bombas atômicas sobre cidades japonesas pelo meu país (agora tenho dupla nacionalidade, pois me naturalizei brasileira) no dia 6 de agosto de 1945. Até hoje, muitos acreditam que a má-tradução da palavra “mokusatsu” (ver este documento desclassificado – em inglês – do site da Agência de Segurança Nacional Norte-Americana)  foi um dos fatores que levou a esta tragédia enquanto que outros acreditam que a crença dos americanos de uma ameaça representada pela Rússia sob a liderança do Stalin foi o fator decisivo.

Consequentemente, sempre nutri o sonho de poder visitar pelo menos uma destas cidades, a Hiroshima (que foi a primeira a ser destruída pela bomba), para “oferecer incenso” e fazer o meu pedido de desculpas pelo meu país.

Parque Memorial da Paz

Assim sendo, chegando na cidade no início da tarde, logo fui até o Parque Memorial da Paz, onde refleti e fiz oração em frente da Cúpula da Paz, andei bastante dentro do parque, toquei o Sino da Paz e visitei o Museu da Paz.

. Ver as fotos desta etapa da viagem com legendas explicativas no album no PicasaWeb.
. Fazer um “tour virtual” do Memorial da Paz (Cúpula da Bomba Atômica) e redondezas pelo Google

Postagens anteriores sobre a viagem:
1. Viagem ao Japão 2011: 01 – Tokyo & Sojiji (Yokohama)

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

