Falecimento da pioneira do zen americano Charlotte Joko Beck

junho 15, 2011 às 8:06 pm | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | 1 Comentário

Faleceu hoje (15 de junho) a grande professora do Zen, Charlotte Joko Beck.

Nascida em 1917, iniciou a sua prática do Zen com Hakuyu Taizan Maezumi Roshi, de quem recebeu a Transmissão do Darma. Foi a primeira professora da minha professora de ordenação, a Monja Coen. (Maezumi Roshi foi o fundador do Zen Center of Los Angeles e o professor de ordenação da Monja Coen.)

Fundou o Zen Center of San Diego e Ordinary Mind Zen School. Também escreveu dois livros que são considerados clássicos modernos do Zen: Nada de Especial (Nothing Special: Living Zen) e Sempre Zen (Everyday Zen: Love and Work).

De acordo com a conta Twitter da professora de Zen Joan Halifax Roshi, suas últimas palavras foram, “Isto também é maravilha.” (“This too is wonder.”)

Nota: Uma aluna minha indicou uma excelente entrevista (em inglês) da Joko Beck da edição de verão, 1998 da revista Tricycle, comentando “Recomendo essa entrevista pra quem quiser conhecer o estilo corajoso e “direto ao ponto” de Joko: “Life’s not a problem” (A vida não é problema).

. ler uma palestra de Joko Beck: A Função de um Centro Zen

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Que pena! Li o Everyday Zen recentemente, e é um daqueles textos que reafirmam a verdade da prática em momentos de dúvida. Recomendo essa entrevista pra quem quiser conhecer o estilo corajoso e “direto ao ponto” de Joko: http://www.tricycle.com/feature/lifes-not-a-problem?page=0,0

    Gasshô,

    Claudia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: