Vídeo: Comportamento ético

janeiro 9, 2011 às 12:52 pm | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Professor de Darma Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Estar aberto para ouvir o feedback dos outros – dos alunos, dos superiores, dos colegas – é de uma importância primordial para um bom professor de Darma.

Durante o meu tempo de treianemtno no mosteiro, ouvia a Aoyama Roshi, repetidas vezes, falar da necessidade de ouvir as pessoas (inclusive os alunos) da maneira “teinei”, um termo japonês que significa atenciosamente, cuidadosamente.

A imagem dela, pacientemente ouvindo os alunos (inclusive eu mesma), ficou gravada no meu coração.

Infelizmente, nem todos os professores são assim. Alguns são “ocupados” demais, outros são “impacientes” demais, outros se acham “importantes” demais para dar valor às palavras de um aluno.

Que pena, pois estes professores correm um risco grave de acabar estacionados, sem avançar mais nas suas próprias práticas e de sofrer as consequências de seus “pontos cegos”. Afinal, por mais graduados que possam ser como professores do darma, ainda são seres humanos lidando com os seu carmas e dificuldades pessoais. Frequentemente, quando estoura algum problema, não entendem o que aconteceu – mas acham que entendem e culpam os alunos. Ponto cego é isso mesmo – um aspecto de nós mesmos que não conseguimos enxergar – e que nos faz projetar o “defeito” nos outros.

Os comportamentos “ponto cego” podem ser de qualquer tipo de atitude ou ação que tenha um efeito negativo nos alunos ou que provoque crítica social. Variam de abusos dos vários tipos (sexo, poder, dinheiro, drogas, bebida) até para coisas mais “simples” como fofocas, intrigas e fala trivial.

Só podemos começar a enxergar os nossos pontos cegos através do espelhamento nos outros – e ouvir feedback cuidadosamente pode ter esta função de espelho.

Abaixo segue o trecho inicial da transcrição de um vídeo de Shinzen Young sobre o comportamento ético de professores de darma:

“Ouvimos freqüentemente estórias de importantes professores espirituais que caíram do seu pedestal, algumas vezes devido a algum abuso muito evidente. Considero que é importante perceber que também há muitos professores espirituais que não se envolvem em abusos, sejam evidentes ou de qualquer tipo. Também é importante perceber que embora possam existir falhas em um professor, dependendo de quem esta pessoa era no passado, ela pode ter mudado significativamente.”

“É importante manter em mente uma visão ampla. Existe um provérbio japonês: “Você pode dar um sermão perfeito mil vezes, mas você só precisa falhar em um, este é o que todos vão lembrar”. Desta forma, considero que é importante manter em mente uma visão ampla.”

“Também saliento que a maioria das pessoas, de fato a grande maioria, que praticam estas técnicas não são professores, nunca ouvimos falar deles embora ainda que possam existir nelas áreas com um desenvolvimento desequilibrado.”

“Também sou de opinião que não devemos ter expectativas irreais com relação aos professores.”

“Bem, então o que é isto destes professores terem um desenvolvimento desequilibrado?”

“Eles são tão fortes em certas áreas, mas de alguma forma permanecem estancados em outras áreas.”

. ler a tradução completa e assistir ao vídeo (em inglês) no site do Zafu.blog.br.
. site de Shinzen Young (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: