Vídeo: O nosso zazen 2

maio 3, 2010 às 10:27 am | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | 1 Comentário

Seguindo no mesmo tema dos vídeos anteriores que registram as variações do céu a partir da técnica “time-lapse” (Vídeo:  nosso zazen 1), numa analogia ao nosso Zazen, este vídeo também mostra o movimento e as transformações das nuvens no céu. Mais do que isso, mostra como às vezes deixamos as nuvens obscurecer o nosso mundo interno:

.
Finalmente, este próximo vídeo mostra com clareza como as nuvens se transformam por si mesmas (da mesma forma que os nossos pensamentos), surgindo aparentemente do nada – e logo passando, saindo das nossas vistas ou até desaparecendo, retornando ao nada. Também fica visível como às vezes os ventos podem nos jogar pra lá e pra cá caso não estivermos bem centrados na nossa prática:

(com a música “Rain” de Dax Johnson)
.
Cabe uma curiosidade, igualmente análoga ao Zazen, à respeito da técnica de fotografia “time-lapse” que permite esse tipo de reprodução em vídeo. A câmera registra uma determinada cena durante um longo espaço de tempo em velocidade muito baixa, ou seja, como se batesse uma foto a cada dois minutos. Assim, no momento de reproduzir, a cena parece estar em alta velocidade, o que permite vermos todos os detalhes de movimento e variação da cena, o que seria imperceptível em tempo real. Da mesma forma, no Zazen sentamos imóveis em silêncio para aprender a observar com calma aquilo que se passa em alta velocidade no céu da nossa mente. É a única forma de experienciar a nossa mente em toda a sua multiplicidade de detalhes. Para a técnica funcionar, a câmera precisa permanecer imóvel, no mesmo enquadramento fixo, durante todo o tempo de exposição… Aha! a câmera sentado em Zazen!

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Lindos os vídeos e mais ainda incrível a analogia…
    Como tudo esta interligado e como o universo nos mostra em tudo suas mensagens… é só estarmos com uma postura zazen sobre a vida…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: