Vídeo: Reedição dos Fatos (1)

fevereiro 11, 2010 às 12:31 am | Publicado em Prática Zen Budista, Preceitos Budistas, Vídeo, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

No texto A Mentira Passiva, falei da maneira como uma reedição ou reordenação dos fatos – todos verdadeiros, sem o uso de mentiras – pode induzir os outros a uma interpretação completamente falso sobre algum acontecimento ou alguma pessoa – o “mentir sem mentir”. Considero este tipo de mentira o mais perverso e sútil de todas, justamente por causa de sua falsa “honestidade”.

Na mentira passiva, contamos somente fatos (talvez excluindo alguns, talvez ainda mudando a órdem dos acontecimentos um pouco) para fazer uma história ficar do jeito que queremos – contra ou a favor de alguém ou algo… Ao induzir o outro a acreditar numa versão falsa dos acontecimentos, estamos violando o Preceito da Não-mentira (O Quarto Preceito do Bodisatva), mesmo que não falamos uma única não-verdade. Mas juramos que somos honestos…

Outras vezes, podemos ainda acrescentar um certo tom de voz ou linguagem corporal para dar um efeito mais dramático – ou até acrescentar algumas “pequenas” mentiras para “completar” a nossa história. Aí estamos sendo mais “honestos” na nossa mentira, pois não estamos mais fingindo “honestidade”.

Descobri alguns vídeos no Youtube com reedições de trailers de filmes famosos. Estes dão um exemplo fantástico de “mentira passiva” e “mentira”, no qual um filme de Walt Disney parece ser um filme de terror ou um filme de terror acaba com cara de comédia romântica. Mesmo sem ouvir ou ler as palavras (em inglês) e sem ouvir a música de fundo – só acompanhando as imagens –  chegamos a conclusões totalmente diferentes depois de assistir cada trailer. Experimente assisti-los sem som para verificar isto.

Aqui vejamos como fizeram a Cinderela parecer uma bruxa, um ser maldosa, através da escolha (edição) dos fatos que estão sendo relatados e os que são “escondidos”… Escolheram cenas do mesmo filme, nas duas versões, para “dar a entender” histórias totalmente diferentes.

Trailer do relançamento, pelo Walt Disney, do filme “Cinderela” em 1987:

Um “trailer” reeditado do mesmo filme , como se fosse um filme de terror:

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: