Ango nos Estados Unidos

janeiro 6, 2010 às 5:55 pm | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre | Deixe um comentário

Na escola Soto Zen Shu do Japão, um dos prerequisitos para um monge-em-treinamento (“unsui“) poder, depois de receber a Transmissão de Darma de seu professor, obter reconhecimento formal como “Oshô” (monge formado) e “Sensei” (professor do darma) desta tradição é a sua participação em dois ou mais “Angos” (períodos de treinamento intensivo) oficiais.

Até recentemente, era necessário ir até o Japão para fazer estes Angôs (tradicionalmente de três meses cada) em mosteiros oficiais japoneses, com todos os desafios de língua, barreiras culturais, distância, etc.

No dia 15 de dezembro, foi dado início ao primeiro Angô oficial nos Estados Unidos, sob a liderança do Superintendente (Sôkan) para América do Norte, Gengo Akiba Roshi, com uma equipe de 20 professores vindos de todo o mundo. O retiro está sendo realizado no Yokoji Zen Mountain Center a 2000 metros de altura, nas montanhas de San Jacinto no sul do estado de Califórnia, durante o inverno norte-americano.

Dois monges-em-treinamento brasileiros foram convidados a participar: o monge-aprendiz (Zagen) Genshô (da Comunidade Zen Budista de Florianópolis) e a monja-noviça (Jôza) Jishun (do Templo Busshinji de Rolândia, PR).

. ver mais fotos do angô

. Ler mais:
Qual o Significado de Jukai?
Qual o Significado de Shukke Tokudo?
Qual o Significado de Shuso?
Qual o Significado de Hossenshiki?
Ordenação Monástica
A Ordem Monástica da Escola Soto Shu (texto reproduzido do antigo site do Zendo Brasil, sobre a prática Leiga e a Ordem Monástica de nossa escola)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: