Zen e Aikidô

abril 28, 2009 às 12:34 am | Publicado em Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Uncategorized, Zen Budismo em Porto Alegre, Zen e Artes Marciais | 2 Comentários

Reproduzo abaixo um depoiamento muito bonito de Ribamar Lopes sobre o Zen e o Aikidô, encontrado no blog Esteja Aqui e Agora, originalmente publicado no blog Um Dito e um Ponto.

(na foto: Sensei Carlos e Sensei Altair)

Tive uma experiência interessante na minha volta aos treinos de Aikido, por estes dias. Embora meio fora de prática, tive um prazer imenso em treinar, como nunca tive em todo o tempo treinado. Lembro-me de antes, que quando estava no tatame, muitas das vezes estava com a mente distante; e ao contrário, quando estava distante, estava com pensamento no tatame, de modo que não vivenciava realmente a maravilhosa experiência do treino. Após os últimos 11 (onze) meses de estudo do Zen, da tradição do Thay, praticando a meditação, compreedi melhor o que o fundador do Aikido – O sensei Morihei Ueshiba pretendia com união mente corpo espírito. Ápós iniciado o meus estudos de meditação, foi uma experiência formidável treinar Aikido, envolto em Plena Consciência. Já em casa, afastado dos treinos, busquei fazer os movimentos da arte marcial, atento a respiração, e já havia obtido uma excelente experiência. A verdade é que descobri o Zen no Aikido. Já tinha ouvido falar que o Aikido era o Zen em movimento, mas não tinha ainda vivenciado a experiência. Até o famoso Ki, pude perceber real. O que para mim antes não passava de metafísica, passei a senti-lo no treino, embora não tenha ainda domínio sobre ele. Atento aos movimentos e a respiração, repetindo mentalmente “momento presente, momento maravilhoso”, torno-me mais atento as sensações do corpo e mente, não deixando me perder em pensamentos, e tornando mais presente ao treino e concentrado aos movimentos. Observo o relaxamento do corpo, cuidando-me para não permitir tensões no corpo, buscando a leveza natural do ser, indispensável à meditação e ao Aikido. O objetivo e seguir no treino da atento a forma correta. A perfeição marcial é a preocupação instrumental imediata, sendo a harmonização espirito/corpo/mente o objetivo final. E nesse momento o Aikido e o Zen se (con)fundem.

Mais fotos do Zazenkai/Aikidô da Comunidade Zen Budista de Florianópolis.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Olá, estou apresentando uma proposta para montar um Centro de estudo, desenvolvimento e treinamento de Artes Marciais em Florianópolis.
    Como a idéia que estou apresentando, tem muitos pontos de contato com a cultura Japonesa, as Artes Marciais e o Aikido, peço o apoio de vocês para difundir entre seus associados a natureza e a forma de apoiar o projeto (votação e comentários).
    No seguinte link de meu blog -> http://artesmarciaishoje.blogspot.com/2009/05/oportunidade-para-criar-um-novo-espaco.html
    , está a proposta mais detalhada e os links para poder visualizar ela dentro do site dos criadores do concurso e a forma de votar nela e/ou acescentar comentários.
    grato, Claudio

  2. Fico feliz em encontram esta minha experiência neste tão belo blog.

    Aproveito para deixar meu endereço, para aqueles que gostam do ler sobre Aikido. É mussubi.wordpress.com

    Grande abraço.
    Gashô


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: