Nota de Falecimento: Nissim Cohen

janeiro 7, 2009 às 7:37 am | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista | 1 Comentário

O Jogo do Exterminador

“Lamentamos informar que o Sr. Nissim Cohen (Upasika Dhammasari) faleceu no dia 3 de janeiro de 2009 após prolongada doença. Até os últimos dias sempre demonstrou seu entusiasmo e paixão pelo Budismo enquanto trabalhava ao mesmo tempo no segundo volume de sua antologia “Ensinamentos do Buda – a Meditação Budista”.

É o autor do livro Ensinamentos do Buda, uma obra mundialmente única — a mais completa e abrangente antologia dos discursos do sábio jamais publicada em qualquer língua ocidental.

Ele inclui uma introdução, que auxilia na compreensão do budismo como ensinamento, filosofia e modo de vida, discute suas origens, as divergências entre as correntes tibetanas e indianas, as coletâneas resumidas que foram publicadas em outros idiomas e a aplicação do ensinamento sublime do Buda na atualidade.

Ensinamentos do Buda contém a tradução direta dos sutras mais importantes do Cânone Páli, uma seleção que nasceu da pesquisa meticulosa de mais de 12 mil sutras organizados por temas, tais como: comportamento individual; maneiras pelas quais percebemos o mundo; o caminho da realização pessoal; sobre a vida emocional; sobre nossa sensualidade e sexualidade, e muitas outras discussões relevantes ao nosso cotidiano.

Mais do que uma simples coletânea, os Ensinamentos do Buda transportam a sabedoria do Plenamente Desperto, o Buda, para nossos dias, mantendo a essência das lições repassadas séculos atrás e aplicando-as à natureza humana de qualquer época ou local.

Sobre o Autor

Nissim Cohen nasceu em Istambul, Turquia, em 1930. Passou parte de sua vida em Israel, onde se formou em Engenharia. Em 1958, emigrou para o Brasil, onde faleceu no dia 3 de janeiro de 2009.

Em 1973, durante uma estadia nos Estados Unidos, ele descobriu o budismo, via o guru da época, Alan Watts. Aplicou-se à prática budista, inicialmente como autodidata. Após alguns anos, teve oportunidade de receber no exterior, em várias ocasiões, instrução pessoal de alguns instrutores conhecidos, como Joseph Goldstein, Anagarika Sri Munindra, Krishna, o venerável.

Ao longo dos anos instruiu e orientou muitas pessoas no ensinamento original de Buda, assim como em meditação. Tornou-se especialista no estudo do Cânone Páli. Traduziu, pela primeira vez do original páli, o livro Dhammapada – A Senda da Virtude, atualmente na 3 edição. Escreveu a o livro “Fundamentos da Gramática Páli”, e alguns ensaios; traduziu outros textos que estão todos disponíveis no seu site: www.centrobudista.com. Traduziu também, pela primeira vez em português, os poemas do monge budista Saigy¥ (livro esgotado), considerado o segundo mais importante poeta da história do Japão.

Editada pela Devir Livraria

Ver este livro no site da  Livraria Cultura

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Meu zeus, senti tanto lendo isso. Estou lendo a obra “Ensinamentos do Buda” e me apaixonando cada dia mais, estava procurando algo pra me comunicar, expor como me sentia em relação ao livro, nossa, que pena mesmo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: