Koshukai de Integração RS Aikikai

agosto 24, 2008 às 12:08 am | Publicado em Prática Zen Budista, Zen Budismo em Porto Alegre, Zen e Artes Marciais | Deixe um comentário
Tags: ,

Com o objetivo de promover uma integração melhor entre os vários grupo de Aikidô do Rio Grande do Sul, a Associação RS Aikikai, orientado pelo Sensei Christian Sant´Anna, 4º Dan, realizou um Koshukai de Integração. A Monja Isshin fez a abertura do evento, liderando a recitação do Verso de Kannon – que invoca a compaixão –  e o Mantra de Fudô-myô – que representa a firmeza perante os obstáculos.

Em todas as nossas atividades – seja nas Artes Marciais, nas Sangas Budistas ou em quaisquer outras – algumas vezes nos dividimos em grupos, nos afastamos uns dos outros. Podemos até ficar brigados com pessoas de outro grupo, nos achando superiores, acreditando que não temos nada a aprender com elas, as rejeitando. Estamos esquecendo que somos todos UNO, somos inseperaveis.

A diversidade entre os seres humanos é muito importante e, porisso, as nossas diferenças são valiosas. Os problemas ocorrem quando queremos excluir o outro, pois a rejeição é o segundo dos três venenos: Ganância ou Apego, Raiva ou Aversão e Ignorância ou Delusão.

Excluir o “outro” não é prática correta. Nossa prática é acolher a todos, sem discriminação, e aprender com todos.

Por isso, foi tão importante a realização deste evento de Aikido. Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos outros encontros.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: