Seleção de Voluntários para Pesquisa sobre Efeitos da Prática Intensiva de Meditação na Atividade Cerebral

julho 2, 2008 às 1:53 pm | Publicado em Blogroll, Uncategorized | 3 Comentários
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – São Paulo
Convite para participar de projeto de pesquisa sobre efeitos da prática intensiva de Meditação na atividade cerebral

Estamos selecionando voluntários para pesquisa com o objetivo de verificar se a prática de plena atenção, na forma de treinamento intensivo de meditação conhecido por Sesshin, poderia provocar modificações da atividade do cérebro de maneira significativa, além de alterações no seu estado emocional. Para tanto, precisamos de pessoas com cinco perfis diferentes:

1) Pessoas diagnosticadas com câncer que não realizam prática meditativa, ou que a realizam esporadicamente, ou seja, menos de uma vez por semana. Não poderão estar em tratamento quimioterápico ou sob medicação que afete o comportamento ou a cognição e precisam estar em estado controlado e estável da doença para poder ficar fora de São Paulo por cerca de 1 semana sem acompanhamento médico em julho.

2) Pessoas diagnosticadas com câncer que não realizam prática meditativa, ou que a realizam esporadicamente, ou seja, menos de uma vez por semana. Não poderão estar em tratamento quimioterápico ou sob medicação que afete o comportamento ou a cognição e precisam estar em estado controlado e estável da doença, mas não tem disponibilidade para poder ficar fora de São Paulo por cerca de 1 semana em julho.

3) Pessoas “saudáveis” que não realizam prática meditativa, ou que a realizam esporadicamente, ou seja, menos de uma vez por semana, e têm disponibilidade para ficar 1 semana fora de São Paulo em julho.

4) Pessoas “saudáveis” que não realizam prática meditativa, ou que a realizam esporadicamente, ou seja, menos de uma vez por semana, e não têm disponibilidade para ficar 1 semana fora de São Paulo em julho.

5) Pessoas “saudáveis” que são meditadores regulares, ou seja, que praticam meditação ao menos 3 vezes por semana, há pelo menos 3 anos, e têm disponibilidade para ficar 1 semana fora de São Paulo em julho.

Como voluntário deste projeto, você irá participar de um estudo que envolve imagens de seu cérebro por Ressonância Magnética funcional (RMf) além de responder a questionários sobre seu estado emocional, antes e após o treinamento.

Você irá para uma localidade, a cerca de 40 minutos de São Paulo, onde ficará hospedado, em um lugar tranqüilo, cercado pela natureza, para realizar o treinamento intensivo em meditação. Os sujeitos do grupo que não irá para o retiro serão instruídos posteriormente quanto à técnica de meditação praticada pelos demais grupos. Os custos de transporte do ponto de encontro para ida ao retiro, de retorno ao hospital para avaliação no último dia e estadia estão cobertos por este estudo.

O tempo gasto pelos participantes neste treinamento intensivo é voluntário, e terá a duração de cinco dias, com chegada ao local, na tarde anterior e a saída no dia seguinte ao término do procedimento. Estão excluídas desta pesquisa pessoas claustrofóbicas, com implantes ou próteses metálicas, dentre outras condições, devido ao exame de Ressonância Magnética.

As pessoas interessadas precisam disponibilizar os seguintes períodos integralmente, com o mínimo de contato com ambiente externo, no mês de Julho: chegada dia 25 à tarde e saída dia 31 durante o dia, ou chegada dia 26 à tarde e saída dia 01 de agosto durante o dia. As avaliações finais ocorrerão no dia da saída do retiro. Será ainda necessário agendar exames e avaliações anteriores a este período com Marta, no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, nos telefones 3747-0354 (direto) ou 3747-1366 (recados), de preferência até o dia 11 de julho. Havendo vagas, poderão ser agendadas avaliações até o dia 18 de julho. São apenas 10 vagas por grupo!

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Interesante!

  2. […] Trabalho Voluntário Publico esta chamada meio em cima do laço, mas só li sobre este trabalho hoje. Se as vagas não estiveram preenchidas, talvez ainda dê tempo para a inscrição de mais alguns […]

  3. Preciso trabalhar como voluntária pois prático muito meditação em casa, mesmo que o ambiente não esteja em silencio eu consigo meditar. Portante será um prazer participar desta prática


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: