Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?

novembro 5, 2008 às 10:54 am | Publicado em Blogroll, Meditação em Porto Alegre, Prática Zen Budista, Qual o Significado, Zen Budismo em Porto Alegre | 3 Comentários
Tags:

Após algum tempo de treinamento (em média, três anos de treinamento intensivo junto com o professor de ordenação ou num mosteiro), o monge-noviço (jôza) pode ser convidado a se tornar “shuso” (noviço-líder) durante um período de treinamento intensivo (angô), que dura, geralmente, três meses. Este período se inicia com uma cerimônia de “Entrada de Shuso”, quando o novo “shuso” expressa formalmente o seu sentimento de inaptidão para tomar este passo.

Primeira fase da Cerimônia de Entrada como Shuso – Monja Isshin – Mosteiro Feminino em Nagoya, Japão – 2003

Durante o angô, o shuso é encarregado de várias funções, que incluem tocar o sino de despertar todo dia de manhã (assim, é o primeiro dos noviços a se levantar de manhã – mas não é incomum alguns professores ou instrutores se levantarem mais cedo ainda …). O seu samu é de limpar os banheiros. Sim, a tarefa da limpeza dos banheiros é reservado para quem ocupa o cargo mais elevado entre os noviços…

Um noviço torna-se “shuso” por indicação do professor – depois que tenha aprendido o essencial dos procedimentos e cerimonial Soto Zen e quando o professor acredita que o aluno tenha atingido um determinado nível de compreensão do Darma – para poder “defender” o Darma num “combate”.

Alguns professores, porém, nomeiam o shuso por antiguidade. Portanto, pode haver variações de acordo com a linhagem.

Nos mosteiros, tradicionalmente são realizados dois angôs por ano. Isto significa que somente duas pessoas podem se tornar “shuso” por ano. Assim, é uma grande honra ter a oportunidade de treinar como “shuso” num mosteiro como  Eihei-ji ou Sôji-ji, e ser líder de aproximadamente 200 noviços. É mais frequente que o noviço faça o seu treinamento como “shuso” no templo de seu professor de treinamento (que pode ser o seu professor de ordenação ou pode ser um outro professor com que é criado um relacionamento.)

O ponto alto do período como “shuso” é a Cerimônia de Combate de Darma, chamada Hossenshiki.

Ler mais:
– A Ordem Monástica da Escola Soto Shu
Formação de um monge Soto Zen
Formação de um monge Soto Zen
Qual o significado de Kokusai Fukyôshi (Missionário Internacional)?
Qual o significado de Zuise (Debut)?
Qual o significado de Denpô (Transmissão de Darma)?
Qual o significado de Hôkei (Linhagem no Darma)?
Qual o Significado de Hossenshiki (Combate de Darma)?
Qual o Significado de Shuso (Líder dos Noviços)?
Qual o Significado de Unsui (2)?
Qual o Significado de Unsui (1)?
Qual o Significado de Shukke Tokudo?
Ordenação Monástica
– Ordenação Unsui em Florianópolis
Qual o Significado de Jukai?
– Os Preceitos do Bodisatva

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. A palavra Shuso também se aplica a um professor leigo?

    • Prezado Paulo Cezar,

      A Escola Soto Zen Japonês não reconhece a figura de professor-de-darma leigo e não reconhece a figura de um shuso leigo. Os grupos que seguem esta prática estão misturando regras Soto com as regras de grupos dissidentes do Soto Zen… Consultei o Saikawa Roshi várias vezes sobre este tipo de assunto…

      Depois de ver o que consideramos “confusões” na prática de várias sangas norte-americanas, na nossa sanga, resolvemos seguir as regras de escola Soto, do qual mantemos uma ligação bem estreita. Mesmo fazendo as adaptações que achamos necessárias para a cultura ocidental – e brasileira, na questão da formação de futuros professores de darma, preferimos não fazer misturas com regras de outros grupos.

      Você pode ler mais sobre este assunto aqui:
      https://monjaisshin.wordpress.com/?s=ordem+monastica

      Espero que isto esclarece o assunto.

      Cuide-se bem!
      Gassho
      Monja Isshin

      • Grato pela resposta. Gassho


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.